Reflexões Planetárias

Wednesday, June 23, 2010

A máquina

"(...) a minority-manipulated majority-manipulating device"
Lewis Mumford, The Pentagon of Power
Em "O Mito da Máquina", a máquina não é para Lewis Mumford apenas um dispositivo, um instrumento por nós inventado para realizar um determinado trabalho físico e que nos poderá facilitar a nossa vida prática.
A máquina de que fala Mumford é fruto de uma maneira de ver, de imaginar o mundo "como se fosse uma máquina".
Essa máquina é, historicamente, fruto do "Mito da máquina".
Nestes termos, não serão as máquinas que poderão ganhar uma "consciência mecânica" amoral e tomar o poder, tal como receia Samuel Butler no Livro das máquinas de Erewhon. Somos nós que, perseguindo o sonho ou pesadelo maquinista, nos subordinaremos ao determinismo ou porventura a um indeterminismo maquinista, fruto da congeminação dos maquinistas.
Agora se estes conseguem ou não ficar acima da máquina, no comando das operações, senhores do poder absoluto, afinal o nec plus ultra do maquinismo, isso não é líquido.
Para mim não me parece mesmo nada líquido, mas que sei eu!
A propósito, é nesse sentido que vai a maior parte da ficção científica e é nesse sentido que vai o capitalismo!


É preciso notar que para Mumford o símbolo, o significado, a imaginação, o mito, sonho ou pesadelo, precede o utensílio, a coisa que se vê, sente ou faz. O mundo à nossa volta não existe para nós sem essa elaboração mental fundadora que dá um sentido a nossa vida.
Mas não poderemos nós imaginar outros mundos não subordinados ao mito da máquina, em que não abusamos da máquina em prejuízo de "outras dimensões" que podemos "desencantar" na vida?


_________________________________________________________
Nota: A primeira imagem encontra-se aqui e reproduz a "Exaltação do Maquinismo" do pintor de pendor abstrato Victor Servrandankx, para quem a Obra de Arte não não era o objecto, "mas o conteúdo intrínseco, a qualidade, no tempo e no espaço, de uma experiência vital construtiva e criativa".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home