Arquitectura e utopia
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgj6HCUL-gmJ__0FqbKtxQQLRNDVn3TGflbaWZOWeRhCztmf4RUnEAr_ggHVVX1zJoY4V9KaN8OHez4JYwQDQ_qssYpIDDPtDWhg6MHbTglCyeuD7H_vkj0YCtuCcC7D_1_xmtjPA/s320/Fitch_Table_Gerkin.jpg)
Faço corresponder estes dois mitos aos dois "paradigmas" da tabela ao lado (1), na qual James Marston Fitch traduz "em termos de arquitectura" os "dois polos taoístas da consciência" (2).
A torre (ex)Swiss Re serve de exemplo de aplicação (sublinhado a vermelho e azul).
Este "Pepino"(?) de Foster revela-se vincadamente "yang". Foi aliás a impressão que colhi na visita ao local.
A sua forma de bala estriada não me pareceu amigável e acolhedora.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNkJ2zL-eJj2RUBlDOpyLHaZQvHmK5DaU7ae8DzQ67A5GEwXtAj1aEZ0mDDGnbN18uVNtMKPQgG4517Cf8Z-q6X1ZR-1lfafOWPCzewJjzsS4TZdoRUfEcENXCEsb_O9s9SfYKCQ/s320/Foster_5.jpg)
Quanto à qualidade energética, a minha classificação não segue os pergaminhos que são atribuídos a este edifício de Norman Foster, pois que, segundo as informações como esta que compulsei, não preponderam nele materiais "de baixo conteúdo energético", nem se adivinha na realidade notável o comportamento energético do edifício.
(1) Fitch, J. M.(1991). Making Sense of Architecture. The Architectural Review, pg.s 68-70, nº 1136, October 1991
(2) Os dois polos taoístas da consciência, yin e yang, são categorias da filosofia clássica chinesa que, de um lado indicam o feminino, o negativo, o obscuro, o frio, o terrestre, o material e, do outro, indicam o masculino, o positivo, o luminoso, o quente, o celeste, o espiritual. Têm estre si uma relação de oposição, mas também complementar, isto é, cada uma está com a outra numa relação de mútua exclusão. A unificação e a complementaridade dos dois princípios são representadas pela imagem do Tao.. em que os pontos branco e preto indicam que cada uma das metades, preta e branca, trás dentro de si a representação da outra oposta. (Paolo Francisco Petri em "Dicionário Junguiano", pg 520, Editora Vozes, 2002)
0 Comments:
Post a Comment
<< Home