Reflexões Planetárias

Tuesday, July 14, 2015

Rendição ou redenção!

Os dados estavam lançados desde a primeira hora do diálogo assimétrico (impossível!) entre o Governo da Grécia, democraticamente eleito e o "Eurogrupo", um grupo informal, pelos vistos "fora da lei"(1) dirigido pela tenebrosa figura de Herr Schäuble:
A Grécia ou se rende ou sai do euro!
O governo da Grécia escolheu o que entendeu ser o mal menor, evitando uma calamitosa saída do euro. Calamitosa, não só porque não estava preparado para ela, mas também e sobretudo, porque não esperava contar com a solidariedade desta Europa rapace.
Mantem-se assim a dividocrática política de austeridade, mas agora aberta e fundamentadamente contestada até ao mais alto nível! Devemo-lo ao povo grego e ao Syriza.
A "era do Syrisa" como dizia o "The Economist" em Janeiro passado, pode ser no imediato a era da capitulação mas, no final do dia, poderá ser a da redenção da Europa, afastando os fantasmas do passado ao atravessar o "caminho das pedras".
________________________
(1)"Varoufakis consulted Eurogroup clerks – could Dijsselbloem exclude a member state? The meeting was briefly halted. After a handful of calls, a lawyer turned to him and said, “Well, the Eurogroup does not exist in law, there is no treaty which has convened this group.”

0 Comments:

Post a Comment

<< Home