Reflexões Planetárias

Wednesday, June 03, 2015

Four Brothers

"Four Brothers". o trepidante jazz standard de Jimmy Giuffre e Jon Hendricks foi feito para ser soprado! Na interpretação original de 1947 os quatro "irmãos" são nada menos do que quatro saxofones de primeira - Stan Getz, Zoot Sims, Herbie Steward e Serge Chaloff - acompanhados pela orquestra de metais second-herd de Woody Herman, uma das mais populares jazz-band dos anos trinta-quarenta!
Mas tem uma letra! Uma letra que não fala de outra coisa senão de quatro sopros irmãos que vão passando a música de uns para os outros para divertimento de todos os que os queiram ouvir.
É exatamente isso que fazem os Manhattan Transfer(*), que evidenciam noutras interpretações um estilo muito próximo do barbershop que vai beber ao gospel.
Que ginástica vocal! Articulam na perfeição a extensa letra à velocidade electrizante da música, introduzindo a propósito gags divertidos, como o da intromissão de um quinto extranho (o clarinete de Woody Herman na versão original). "Get outta here, get outta here now"!



Montes, montes de swing! Um ritmo sincopado, trepidante, acentuado pelas dinâmicas inflexões coreográficas e vocais que mimetizam os instrumentos de sopro, arrebata-nos sem descanço, até chegarmos ao centro duma grande cidade moderna, Manhattan, N.Y. em hora de ponta, mergulhando num buzinar caótico, rasgado no final pelo grito-trompete de Laurel Massé.
_____________________________
(*) Aqui, no início da sua fase mais criativa que se alongou durante cerca de trinta anos desde 1973 na forma que lhe deu Tim Hauser, com Tim Hauser que infelizmente já não está entre nós, Janis Siegel, Alan Paul e Laurel Massé que um acidente quase fatal levou a deixar o conjunto em 1979, sendo substituida por Cheryl Bentyne. Cheryl, tão parecida com Laurel, não tem, no entanto, o seu cativante glamour.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home