Reflexões Planetárias

Monday, August 03, 2015

O trunfo de Obama

O Presidente Obama anunciou com grande fanfarra o seu "Clean Power Plan".
Oportuno! Este Plano poderá ser um trunfo para Obama tomar a liderança na Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, a realizar no próximo mês de Dezembro em Paris.
É assinalável que Obama vá para esta conferência empenhado em relançar o combate ás alterações climáticas.
Se fosse um "Climate Change Plan", seria um grande trunfo.
Não é!
Obama apresenta números impressivos: equivale a tirar das estradas 166 milhões de carros!
Mas a verdade é que não tira nem um!
Quero dizer o seguinte: O Plano vai limitar-se ás centrais termo-eléctricas que são parte ao sector energético. Ora este sector é, nos Estados Unidos, responsável apenas por 30% das emissões de CO2. É muito... mas são 30%.
A maior parte fica fora: os outros 70% permanecem intocáveis, designadamente o sector "transportes" e os "edifícios de habitação e serviços".
Ainda assim, ele irá ter decerto a fortissima oposição do lobby das centrais térmicas e dos Republicanos, bem como de muitos dos Estados que, ficando responsáveis pela implementação do plano não deixarão de criar resistências adicionais!
O quadro anterior que vem no artigo da BBC News, dá uma ideia da resistência que poderão oferecer alguns estados, só pelo facto de serem fortemente dependentes das centrais a carvão. Os interesses em jogo são enormes.
_______________________________________
Actualização em 22 de Março de 2016: No número 1140 de 12 de Fevereiro de 2016 da revista Internazionale, pode ler-se a páginas 28: "Il 9 febbraio la corte suprema ha bloccato il piano del presidente Barack Obama per ridurre le emissioni di anidride carbonica del 32 per cento entro il 2030." Cá está! Era de esperar!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home