Reflexões Planetárias

Thursday, August 20, 2015

"A origem do mal"

Competividade! Competitividade! Competitividade!
Todos os dias, governantes, sábios, especialistas, comentaristas e outros papagaios da comunicação social nos massacram na televisão e nos jornais com a "competitividade" e o "empreendedorismo"!
Competição! Competição de todas as espécies e em todas a escalas! De uns contra os outros no mercado de trabalho, clubes" competitivos, cidades competitivas, regiões competitivas, países competitivos...
Em 1949, Albert Einstein expunha de forma sintética e cristalina o que pensava sobre a situação política, que afinal veio até hoje:

Um capitalismo incorrigível. Nele prevalecendo a competição e o individualismo absoluto, caminhamos, de crise em crise, para a privatização do poder que cada vez mais se concentra numa oligarquia possidente.
Uma alternativa socialista em que prevalecerá a cooperação sobre a competição e em que a personificação individual será em grande parte uma construção social se... se conseguirmos vencer a perversão burocrática.
A exposição de Einstein introduzia então o lançamento de uma nova revista que ele assim contextualizava. Era a revista "Monthly Review" que ainda hoje existe editada por John Bellamy Foster.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home