Reflexões Planetárias

Sunday, August 19, 2007

Impressões de Londres

Ao contrário da imagem hospitaleira do planeta azul visto do espaço que encantou John Glenn, Londres não encanta, vista de avião.
Impressiona o tecido mineral que se estende a perder de vista na enorme planície em que serpenteia o Tamisa que, ele próprio, parece contaminado pela castanha mineralização da paisagem.


Não obstante, é legível com a aproximação ao aeroporto de Heathrow, a emergência do verde, num padrão mais atraente que distingue claramente o "west-end", do "east-end" que agora se quer qualificar aproveitando a ocasião dos próximos Jogos Olímpicos. Vejamos o que se conseguirá fazer com as pressões do tempo e dos mercados.


Depois, cá em baixo, no terreno, já dentro desse imenso tecido urbano, surpreende-nos como ele consegue ser atraente e convidativo, ao ponto de nos esquecermos que estamos imersos num imenso formigueiro que congrega mais de sete milhões de seres humanos vindos de todo o mundo. Uma das cidades globais da exposição patente na Tate Modern que agora me dispenso de comentar.


É certo que nos quedamos pelo tal "west-end", pelos seus bairros e parques cuidados ao pormenor quer no domínio privado quer, sobretudo, no domínio do espaço público. Bairros em que reina uma confortável harmonia a que não é estranha a normalização das casas prespassando quasi todo o espectro das classes sociais. Harmonia e escala a que não será estranha também a baixa altura dos edifícios e a uniformidade dos materiais.
"En passant", reconhecemos quão deprimente pode ser esta repetição,nos bairros da imensa periferia industrial que o Heathrow Express atravessa.

Mas, retomando a observação anterior, não me parece que seja só a harmonia, a escala humana e esse cuidado, resultante de uma congregação de multiplas acções que atrai e convida... O que já nao é pouco!


É tambem a subdivisão desse imenso tecido urbano em bairros, pequenas cidades com os seus centros animados, plenos de urbanidade em que não é rara a persistência da memória de velhos burgos medievais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home