Reflexões Planetárias

Monday, November 03, 2014

Momento celestial

Tocante, esta "Nascente"(1)!
Um anjo tangendo o instrumento celestial -a cítara ou harpa . Que paz! Que tranquilidade espiritual!



Um ou outro insignificante deslize mostra-nos que ela é humana.
Ainda bem!
...E uma corda que a certa altura se desafina - por ex. entre os minutos 2:30 e 2:50 - diz-nos que a harpa não cai do céu... Apurei que, não tendo ela dinheiro para comprar uma harpa, se serve das que lhe vão emprestando. Hoje uma, amanhã outra!
Esta criança, então com nove anos, tem que aguentar as desafinações e tem que se adaptar ás diferentes harpas que lhe caiem nas mãos: harpas de qualidade variável e que não são para o seu tamanho o que a obriga a um grande esforço, pois não chegando aos pedais, tem que manobrá-los usando extensões.
Finalmente, depois de me ter chegado um outro video em que toca Debussy (Danças Sagrada e Profana), senti que ela não conseguia disfarçar o esforço que lhe exigia uma peça tão dificil. Esta "sociedade do espectáculo" (circence) está a abusar (mais uma vez) de uma criança-prodigio que se poderá perder pelo caminho.
Foi afinal o que sentiu Lauren Scott, professora de harpa (e mãe) que escreve aqui.
_______________________________________________________
(1) A composição interpretada por Sadikova não é "A fonte" de Marcel Lucien Grandjany" como menciona o video, mas "A nascente" op. 23, uma romântica composição musical do harpista alemão do século xix, Albert Heinrich Zabel.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home