Reflexões Planetárias

Saturday, October 21, 2017

Máquinas do futuro

Captar o CO2 atmoférico, armazená-lo e aproveitá-lo depois em usos multiplos, fechando assim o ciclo da energia, leva a ideia de sustentabilidade ás suas últimas consequências.
Uma máquina instalada na Suiça, perto de Zurich capta o CO2 atmosférico que é depois aplicado em estufas hortícolas, na produção de bebidas carbonatadas ou de combustiveis carbono zero.



Conter as emissões de CO2 é uma das principais medidas de mitigação, mas não é realista considerar que será suficiente para conter o aquecimento global, o que levou o "Acordo de Paris" a assumir que complementarmente haverá que encontrar formas de retirar CO2 lançado na atmosfera... a uma escala épica!
Aqui temos uma das formas de o fazer... numa escala ainda bastante modesta!

Não sendo pelo technical fix reconhecemos que, face à aceleração do Aquecimento Global, máquinas como esta, sendo favorável o seu custo do ciclo de vida, terão o seu lugar integradas no tecido urbano das cidades do futuro e no contexto de um vasto leque de outras medidas de mitigação e adaptação.... se conseguirmos vencer o economicismo estreito, subordinado à eficiência lucrativa das grandes transnacionais que conduziu a esta situação que, na dimensão e multiplicação dos desastres ambientais, parece tomar foros de calamidade pública à escala planetária.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home