Reflexões Planetárias

Tuesday, October 30, 2007

"Rabbit fever"

Pat Thomas comenta com muita graça e maiores razões, em "The ecologist" (Dezembro 2006), a febre dos vibradores sexuais, em que a sexualidade é reduzida ao mecanismo do orgasmo provocado por um utensilio mecânico de plástico: o vibrador.

"(sex) is dependent of a complex mixture of things: the psychological state of the people involved, their health, their hability to recognize and acknowledge their own and each other's needs, desires and emotions, their level of intimacy and maturity, as well as the ambiance in the room, its temperature, its sounds, its smells and tastes".

Nestes termos, é criticável a mecanização das relações sexuais tal como doutras: o "fast food" bioquímico, sempre a mesma ementa insípida, todas as refeições, todos os dias; a neutralidade térmica do conforto mecânico "steady state"; a paisagem monótona dominada por uma qualquer monocultura; a perspectiva imóvel da autoestrada que se perde na linha do horizonte.

Tudo exemplos do abuso ou mau uso da máquina que empobrece as nossas relações, tornando-as mais indirectas e fragmentadas, impedindo que cultivemos relações mais próximas, mais profundas uns com os outros, com a natureza, a nossa própria natureza.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home