Reflexões Planetárias

Friday, November 12, 2010

Tecnologia e Mito

"Often the need rises not from an outside stimulus but within technology itself" (Brian Arthur)

Entendo a tecnologia não apenas como colecção de objectos tecnológicos, mas sobretudo como um processo recursivo em que novos problemas apelam para novas soluções que criam novos problemas: desafios remetem para respostas que levantam novos desafios.
Uma tecnologia é assim um processo circular em que um fim leva a procurar os meios para o alcançar, surgindo nessa procura patamares intermédios em que se procuram meios para alcançar fins intermédios.

Se o desafio inicial sai fora do âmbito tecnológico e ata a tecnologia ao mundo imaginário dos mitos, já esse jogo entre fins intermédios e meios de os atingir, é estritamente intelectual, tecnológico: nele nos enredamos na procura do "technical fix", esquecendo os fins últimos, contextuais que estão fora do âmbito de uma tecnologia em especial, ou da tecnologia em geral: isto é, perdemo-nos pelos meios.

A fixação em problemas tecnológicos tem um problema que é o de nos enredar em problemas. É nesse sentido que se pode dizer com Giedeon que "a máquina toma o comando", esquecendo que somos primeiro criadores de símbolos e depois criadores de utensílios segundo Mumford, que "o sonho comanda a vida" no dizer do nosso Gedeão e que, afinal a obsessão tecnológica também pode constituir um sonho... ou um pesadelo, um pesadelo maquinista perseguindo um mito: O "Mito da Máquina"!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home