Reflexões Planetárias

Friday, March 02, 2012

Atentemos mais uma vez na Islândia!

A competição mercantil é uma guerra.
Uma guerra no domínio virtual da finança.
A Europa está debaixo do fogo do Bundesbank.
Mas a Europa está, cada vez mais, presa do tigre chinês que reivindica interessadamente os estatuto do "free market capitalism".

"China may be a small player in Europe..."
A China investe na Europa. Primeiro foram as dívidas soberanas, mas agora há outras aplicações menos arriscadas, mais apetitosas e oportunas: infraestruturas, portos, vinhos e carros de marca...
Os pragmáticos funcionários não eleitos da U.E. põem-se de cócoras vendendo à nossa alma ao diabo. "For many E.U. officials, there are simply more urgent issues than human rights..." (TIME, Dezembro 19 2011).
Mas há, mais uma vez, a Islândia que dá o exemplo a seguir, na rejeição do plano turístico de $200 milhões, do bilionário Huang Nubo, ex-funcionário de Partido Comunista Chinês: "Iceland officials reject the plan in November, suspecting that Nubo was eying other possibilities too, including Iceland´s hudge potential for energy companies as global warming makes the Artic more accessible" (TIME, Dezembro 19 2011). Lá se iria a boa vida própria que a comunidade islandesa tanto preza!
Presa e preza! Uns estão presa porque se vendem, outros não se vendem porque se prezam!
________________________________________________
Actualização:
09.07.12: "Iceland Turns Away from EU as Economy Recovers". Continuam a chegar boas noticias da Islândia que nos deu uma lição de democracia: não se intimidou com as ameaças e bateu o pé aos mandarins e sacerdotes da Banca e da (des)União Europeia! Os islandeses deixaram os bancos cair... de forma controlada, reservando os dinheiros públicos para manter os serviços sociais e a educação. E mantiveram a sua krona que desvalorizou facilitando as exportações. "Somos um país pequeno, realmente quero manter a krona islandesa, não o estúpido euro", a resposta de uma islandesa que deve traduzir o pensar de muitos islandeses. Um exemplo que deviamos seguir, o que é impossível enquanto estivermos amarrados a um euro disfuncional por um governo subserviente que mais parece uma comissão liquidatária, almofadado numa anomia generalizada e persistente!
29.12.12: O FMI, um dos membros da troika que está a dar cabo da nossa economia e do nosso estado social seguindo os interesses dos "mercados financeiros" por via do nosso indigente Governo, vem agora reconhecer que os Islandeses fizeram bem em mandar ás urtigas os interesses dos "mercados financeiros" defendendo a sua economia e o seu "estado social"! Dignos eles, bananas nós!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home