Reflexões Planetárias

Wednesday, March 06, 2013

Ladies and gentlemen modern life is finished?

Por incrível que pareça, toda a vida moderna que tanto nos atrai, ao ponto de sermos capazes de trocar a liberdade pela comodidade, assenta na prosaica existência da energia abundante e barata que nos proporcionam os combustíveis fósseis!
Continuamos a consumi-la em quantidades industriais. Com altos e baixos mas quase sempre um pouco mais do que no ano anterior!


O jogo entre o "pico do petróleo" e as "alterações climáticas" põe em causa a estabilidade dos complexos sistemas de que dependemos na nossa vida quotidiana: o modo como negociamos na banca, como produzimos o que consumimos, como comercializamos ("grandes superfícies comerciais"), como nos transportamos (extrema dependência do automóvel). Sem petróleo abundante e barato teremos que pensar, simplesmente, em... mudar de vida!
Deve ser por isso que os beneficiários do progresso, arrastando consigo o mundo inteiro, se mantêm num "estado de negação" em relação à crise energética e ambiental. Apostados no "technical fix" dos economistas e outros especialistas, empurram, com a sua grande barriga, para um futuro longínquo, a hora da "verdade inconveniente".
Na hora de rapar o tacho, as grandes petrolíferas estarão a empurrar-nos para uma terceira era do carbono, protelando por mais umas dezenas de anos o fim do petróleo, se os mais de vinte triliões (milhões de milhões) de dolares previstos pela AIE (Agência Internacional para a Energia) para os próximos vinte anos, forem maciçamente investidos no petróleo e gás "não-convencionais" (fracking, tar sands, extra-heavy oil e quejandos), agravando os conflitos de poder e os problemas ambientais que já nos estão a tocar pela porta nas prospecções que decorrem em Portugal.
James Howard Kunstler desenhou as linhas gerais do seu "novo urbanismo" na convicção de que estamos, a ocidente, muito mais perto do que pensamos de alcançar o ponto em que teremos que mudar de vida.
Não estou hoje assim tão convicto... Infelizmente!
Digo infelizmente pois, por este andar, diluidos em "maioras satisfeitas", encandeadas pelo "barulho das luzes" modernas, iremos nesta agonia prolongada de vitória em vitória até à derrota final que desta vez será global.
Tiramos a barriga de misérias... mas deixamos aos nossos filhos uma "bela herança" : Uma sociedade de formigas" espartilhada numa austeridade tecnocrática, se não for o colapso civilizacional!
______________________________________________________
Fonte da figura: Index Mundi

0 Comments:

Post a Comment

<< Home