Reflexões Planetárias

Tuesday, April 09, 2013

A Alemanha fora do Euro

If Germany is opposed to eurobonds it should consider leaving the euro and letting the others introduce them.
George Soros
Na actual encruzilhada da Europa e do mundo entregue à globalização tardo-capitalista, temos que colocar em cima da mesa todas as hipóteses, venham de onde vierem, para decidir em plena consciência o que deveremos fazer para nos libertarmos do colete de forças em que nos deixámos meter até ás orelhas com o governo Passos Coelho e encontrar um novo rumo para o nosso futuro comum.
Economistas como Ferreira do Amaral e Torres Lopez têm vindo a defender a saída do Euro de países como Portugal e a Espanha.
Porque é que, em vez de sairem do Euro países como Portugal, a Grécia, a Itália, a Espanha, e por aí fora, não sai a Alemanha?

A Alemanha sai do Euro. O Euro é desvalorizado à medida da economia dos países menos a da Alemanha. Na lógica da economia de mercado, os paises continuam a trocar entre si como dantes, mas a Alemanha passa a exportar menos e a importar mais em relação aos países do Euro.
Os paises do Euro passam a importar menos mas a exportar mais para os países fora da Europa.
As dívidas dos estados continuando a ser em Euros, seriam afectadas pela desvalorização. Um problema a considerar.
Não seria o fim da austeridade, mas poderia ser o principio da recuperação da economia... e da soberania dos povos europeus.

George Soros é o que é e, a especulação financeira que liderou com a grande banca, tem as maiores responsabilidades na actual crise financeira. Tem decerto os seus interesses, mas coloca de forma inteligente esta questão , num artigo hoje publicado no Guardian que me parece merecer reflexão. Coloca a bola do lado da Alemanha: ou lidera o Euro na linha dos eurobonds - hipótese que perfilha - ou sai do euro. A segunda hipótese terá desvantagens mas também vantagens económicas não só para países como o nosso mas também para a Europa. Que dirão os outros paises do Báltico? E a França... e o Reino Unido?... Não poderão os países do Euro, com esta alternativa, encostar a Alemanha à parede?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home