Reflexões Planetárias

Sunday, November 24, 2013

Whoops!

Whoops!
Quem errou? A Banca!
John Lanchester explica como é que a ciência foi capturada e abusada pelo mundo da finança, levando-nos à situação actual em que "todos devemos a todos e ninguém pode pagar", como diz Lanchester no subtitulo do seu livro.

O vilão desta história deprimente é a Banca. Os seus coniventes são os governantes do Estado democrático e os cientistas capturados por ela. Os sacrificados são os mais inocentes, sobretudo e mais uma vez a classe média.

Lanchester desmonta com suficiente detalhe a aplicação fraudulenta de instrumentos matemáticos na especulação financeira pela Banca que, embalada numa ganância desenfreada em obediência à lógica do maior ganho financeiro, abandonou a sua função primeira de apoio à economia.
Foi salva da bancarrota pelo dinheiro dos contribuintes - leia-se "classe média" - carreado pelo Estado democrático, capturado pela Banca, por via dos seus poderosos lobbies ou grupos de pressão, pela corrupção e pelo negócio de influências.
O Estado deveria então ter reposto os travões tradicionais a uma Banca desenfreada.
Continuando capturado, não o fez!
Estando agora de rastos, o Estado e a classe média, não poderemos salvar outra vez os bancos da bancarrota que se antevê portanto devastadora.
Cairemos desta vez, não numa recessão, mas numa depressão, porventura tão profunda como a que assolou a Europa na grande crise do capitalismo do século passado. Começa a haver sinais disso mesmo!
Se não é isso que queremos, temos que encontrar forma de sair do buraco em que nos encontramos, rumo a uma alternativa genuinamente democrática e ecologicamente sustentável, em que os "mercados" sejam colocados ao serviço da sociedade. Também há sinais de que isso começa a acontecer!

2 Comments:

At 8:40 PM, Anonymous Anonymous said...

falas no texto de que os mercados estao a servico da sociedade e ele tem d facto uma boa observacao, de q a tatcher pos todos os sectores da sociedade (educacao, saude, etc) ao servico da economia, q eh o q esta a passar em portugal agora! ja terminaste o livro? :-)

 
At 7:51 AM, Anonymous Anonymous said...

Escrevi mal, desculpa! O que queria citar nao 'e que os mercados estao ao servico da sociedade, mas que deveriam estar (que 'e o que tens no teu texto!) :-)
Neste momento: 'e o contrario - a sociedade, em cada aspecto da sua vida, ao servico da economia, dos mercados e dos bancos;

 

Post a Comment

<< Home