"Requiem pelo sonho americano"
The general population doesn't know what's hapenning and it doesn't even know that it doesn't know.Nas grandes civilizações da antiguidade a ordem sempre foi imposta por uma elite dominante.
Noam Chomsky
Filosofos da antiguidade clássica pensavam que a democracia só era possivel, quanto a Platão, em pequenas comunidades de alguns milhares de habitantes e, quanto a Aristóteles, suficientemente grandes para serem auto-suficientes até ao limite em que todos se possam conhecer.
O progresso tecnológico leva admitir que esse limite democrático superior poderá ser alargado, mas até hoje o que tem acontecido é que o avanço tecnológico serviu para ampliar o poder dos "senhores do mundo", usando a expressão de Adam Smith, a uma escala planetária na globalização em curso.
Noam Chomsky debruça-se neste documentário(*) sobre a evolução social que começou nos anos cinquenta do século passado com um sonho democrático, o "sonho americano", para descambar a partir dos anos setenta, num backlash neoliberal tendencialmente tecnocrático, cujo processo de dominação ele sintetiza em "dez princípios para a concentração da riqueza e do poder": Reduzir a democracia, (re)configurar a ideologia, redesenhar a economia, transferir o fardo (dos custos para o povo), minar a solidariedade, controlar os reguladores (públicos), engenhar as eleições, manter a "populaça" nos carris, "fabricar o consenso" (Walter Lipman!), marginalizar a população. Não é tudo isto que está a ser evidenciado na resistência dos senhores da UE e dos seus "passistas" ao governo de António Costa em Portugal?
_______________________________________________
(*) Uma síntese pode ser vista aqui.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home