Reflexões Planetárias

Thursday, July 25, 2013

O "locus" chinês

Na actual fase de "convergência" que, para Hervé Kempf é "fim do ocidente, nascimento de um mundo", a Europa está do lado dos perdedores. A Europa dos cidadãos, como todos nós estamos a sentir na pele. Não as "suas" ETN (Empresas Trans-Nacionais) que, em obediência à lógica maquinista da "eficiência lucrativa" pela inovação, contribuiram para a deslocação, à escala planetária, do centro de gravidade do sistema industrial que ganhou um "locus"(*) de eleição, a China:



É irresistivel relembrar as impressionantes intuições de Oswald Spengler acerca da deriva da sociedade moderna, virando de pernas para o ar os laivos racistas do seu "misticismo rançoso":
... já no final do século XIX, "a cega Vontade de Domínio começa a cometer erros cruciais. Em vez de guardarem zelosamente a sua técnica que era a sua melhor arma, os povos brancos" (os tais nordicos!) "ofereceram-na complacentemente a outros povos por esse mundo fora" (...) "Instaurou-se assim a famosa descentralização da indústria, motivada pelo desejo de aumentar os lucros com a transferência da produção" (...) "E foi assim que, em vez de uma exportação em exclusividade dos produtos acabados, os povos de raça branca começaram a exportar os seus segredos, os seus métodos, os seus processos, os seus engenheiros e gestores." (...) "Os intangíveis privilégios das raças brancas foram disseminados ao acaso, esbanjados, divulgados. Os não-iniciados prenderam nas suas malhas os iniciadores e talvez os venham a ultrapassar, graças à manha dos morenos e à sua atávica maturidade intelectual, resultante das suas civilizações muito antigas. Em todas a regiões onde existe carvão, petróleo e hulha branca podem ser forjadas armas apontadas ao coração da própria civilização Fáustica. Aqui começa a vingança do mundo explorado sobre os seus senhores. As multidões incontáveis de Mãos de raça de cor, tão capazes como as Mãos de outras raças, mas muito menos exigentes, corroeram a organização económica dos Brancos" (em que predominam os Cérebros!) "até aos seus alicerces." (...) "O centro de gravidade da produção afasta-se constantemente, tal como se desvaneceu, após a primeira Guerra Mundial, o respeito das raças de cor pelos Brancos. Estas são as condições que estão na base da irremediável falta de trabalho que reina entre os Brancos. Não se trata apenas de uma simples crise, mas do início da catástrofe."
____________________________________________________
(*) Locus: Centro ou foco de grande actividade ou intensa concentração

0 Comments:

Post a Comment

<< Home