Reflexões Planetárias

Tuesday, August 13, 2013

Sustentabilidade e desenvolvimento rural na China

Em 22 de Abril passado Tessa Stephenson publicou um relato sobre a passagem do professor Wen Tiejuin pelo Savery Hall da Universidade de Washington. Um relato que traduzo na integra porque nos revela uma outra face da China que resiste ao neoliberalismo dominante.

Não havia um lugar vago no Savery Hall 264. Académicos, professores e estudantes encheram o auditório para ouvir falar o consagrado professor Wen Tiejun sobre a crise económica e ambiental na China.
Wen, que trabalha na Universidade de Remnin em Beijing, esteve entre os dez talentos de topo da economia em 2003, segundo a CCTV (China Central Television) e recebeu o "Award of Outstanding Study Outcome" conferido em 2010 pelo Governo Municipal de Beijin. No seu estudo “Desconstruindo a Modernização” o professor popularizou o termo “sannong wenti” distinguindo três problemas rurais: dos camponeses, da agricultura e das aldeias.
Wen participou numa pequena mesa redonda antes do seminário público para todos os interessados nos tópicos da sustentabilidade e do desenvolvimento rural.
Em ambos os eventos, Wen apresentou os seus pontos de vista sobre o estado da economia na China, contrapondo-os à percepção que dela tem o resto do mundo.
"Muita gente acredita que a China é uma espécie de motor económico mundial", disse Wen "A China não pode ser tal pois não tem os recursos necessários."
A China tem 20% da população mundial mas apenas 7% da terra e 6% da água à sua disposição, disse Wen. Consequentemente, muitas cidades chinesas carecem de alimentos e de força de trabalho.
Outro problema-chave apontado por Wen foi o da crise ambiental na China. A terça parte da China é afectada por uma "séria poluição" que, segundo Wen, é não só um problema no ambiente urbano mas também no ambiente rural.
"Precisamos de reorientar a urbanização", disse Wen, " mas também de redireccionar a agricultura moderna."
Wen acredita que a reconstrução rural ajudará a economia e o ambiente na China. Isto envolve a reorganização do mundo rural de modo a proporcionar um ambiente que torne possível um desenvolvimento auto-sustentável.
"Temos que mudar como sociedade", disse Wen.
Limbo Wang, um estudante que assistiu ao seminário, manifestou-se intrigado com as ideias de Wen. "Penso que ele levantou de facto um ponto muito importante", disse Wang, " O da reconstrução rural. É uma nova maneira de pensar numa direcção muito interessante".
Wen dirigiu uma série de experiências rurais em vários países ao longo dos anos. As suas ideias e os seus estudos em matéria de sustentabilidade e desenvolvimento rural fizeram dele um ícone na economia chinesa.
Xinghui Teng, vice presidente do Capítulo da Chinese Entrepreneur Network da Universidade de Washington(CEN-UW), comparou a importância de Wen à de um membro do governo dos Estados Unidos. "Ele é como um homem da Casa Branca, tudo o que ele sabe é a última palavra", afirmou Teng.
Antes da conferência de Wen, a CEN-UW realizou outros dois seminários sobre sustentabilidade e empreendedorismo. Yingying Huang, co-presidente da CEN-UW manifestou-se convencido de que estas matérias são relevantes para todo o mundo.
"Voltando à China, a sustentabilidade é um conceito-chave que é muito discutido" disse Huang. " Penso que, tendo em conta os recursos actuais e o mal que fizemos ao ambiente, temos que procurar uma nova forma de desenvolvimento humano."
Para Xuechun Duan, co-presidente do CEN-UW, é missão fundamental da organização divulgar a mensagem.
Disse Duan: "A principal ideia é a de orientar o empreendedorismo para a sustentabilidade no futuro"

O espírito de ccoperação que parece prevalecer no movimento da NRR (Nova Reconstrução Rural), iniciado por Wen Tiejuin e outros activistas, resistirá ao "empreendorismo" dos mandarins e sacerdotes da politica económica chinesa?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home