Reflexões Planetárias

Wednesday, June 08, 2016

"Back to the Garden"?

"Back to the garden"?
Seria fastidioso enumerar mais uma vez os sinais de uma crise que se desmultiplica nas instituições sociais, na economia, na cultura e na esfera das nossas relações com a natureza. Face a este quadro algo "catastrófico" da situação não é descabido admitir que a nossa "sociedade moderna" pode estar a caminho do colapso.
Num mundo em constante mudança, não é a primeira vez que uma civilização se perde na história da humanidade; mas desta vez em que a modernização se globaliza o colapso será global, devido ao abuso do progresso científico-tecnológico por uma elite dominante.
Elites dominantes ou possidentes sempre lideraram civilizações centradas no "ter" que acabaram por colapsar. A novidade é a progressão das capacidades tecnológicas graças à aliança entre a técnica e a ciência mecanicista que, sob o signo da dominação, provoca grandes disrupções eco-sociais, não só locais mas planetárias.

Se não arrepiarmos caminho, prosseguiremos rumo ao "admirável mundo novo" na visão "progressista", ou seremos banidos no regresso ao jardim, "back to the garden" de um "mundo sem nós" na visão mais apocalíptica.
Se arrepiarmos caminho, poderemos livar-nos da distopia tecnocrática e manter por mais algum tempo o nosso lugar no "jardim"... mas para isso teremos que passar, a tempo, ao "modo de ser" em que viveremos com e não contra a natureza, a nossa própria natureza. Desenvolver uma "nova aliança" parece difícil mas não impossível.
____________________________________________________
fonte da imagem: Celtic and Fantasy Art by Kevin Dyer

1 Comments:

At 4:07 PM, Anonymous Anonymous said...

"(...) mas para isso teremos que passar, a tempo, ao "modo de ser" em que viveremos com e não contra a natureza, a nossa própria natureza. Desenvolver uma "nova aliança" parece difícil mas não impossível."

Isto faz-me lembrar o movimento da permacultura... pode ser um dos caminhos para essa alianca

http://www.eupc.it/

 

Post a Comment

<< Home