Reflexões Planetárias

Thursday, January 23, 2014

"Hard times"(!)

Trinta anos de neoliberalismo desde Reagan e Tatcher levaram-nos a isto:
Presa dos "mercados" na sequência da crise financeira com epicentro em Wall Street, a liderança neoliberal da Comissão Europeia recuou na dimensão social e agora na dimensão ambiental do projecto europeu (!!), na proposta que vai submeter à aprovação do Parlamento Europeu(!!!).
Está de parabéns Álvaro Santos Pereira... pelas piores razões. A Europa segue os Estados Unidos, no primado da "economia de mercado" sobre a ecologia. Alicerçada em terrenos movediços, está em dificuldades a Plataforma do Eng. Moreira da Silva.

Nada de admirar para quem não acredita na regulação das nossas relações com o clima por via da economia de mercado.
Os mercados têm que ser regulados pela sociedade.
O poder económico tem que se subordinar ao poder político que, para o efeito, tem que ser pressionado pelos cidadãos.
Neste sentido, corre um abaixo-assinado dirigido ao Parlamento Europeu que visa apoiar os deputados que discordam desta proposta de capitulação da Comissão Europeia.
___________________________________________
(!) Charles Dickens falava dos tempos difíceis nas cidades novecentistas britânicas assoladas pelo "darwinismo social" do capitalismo nascente e pela poluição industrial que hoje se globalizaram!
(!!) Recuo na dimensão ambiental auxiliado pela infeliz conjugação da eficácia da recessão económica na contenção da emissão de GEE (gases com efeito estufa) nunca alcançada pelos mecanismos de mercado, com a nova miragem dos combustíveis fosseis não convencionais.
(!!!) Compare-se a persistente rigidez das abstratas metas financeiras impostas aos países como Portugal, com as cedências na "taxa de CO2", na cota das "energias renováveis" e na "eficiência energética" em nome da "competitividade" das (grandes) empresas industriais europeias... numa altura em que as próprias ETN (Empresas TransNacionais) começam a reconhecer efeitos negativos das Alterações Climáticas nos seus negócios.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home