Reflexões Planetárias

Tuesday, June 28, 2011

Syntagma

A Grécia sai à rua em grandes manifestações inorgánicas, suscitadas pela violência do tratamento de choque de cariz neo-liberal que Naomi Klein denunciou expressivamente em "The Shock Doutrine".
Coube à Grécia sofrer a sua primeira aplicação na Europa. Cuidemo-nos!
Segundo Stathis Kouvelakis, a magnitude destas manifestações inorgânicas e tingidas de violência que estão a ocorrer na Grécia, enquadram-se no confronto que dura há decadas entre um governo fraco e as classes populares que não foram capazes de encontrar a mais elementar forma de controlo democrático do estado.


"Esta prática social vinda de baixo tende a quebrar o quadro existente de representação, confronto e debate político." Kouvelakis não tem dúvidas de que será uma dos traços mais marcantes dos tempos que ai vêm e um dos maiores desafios que a esquerda e as forças populares gregas enfrentarão num futuro próximo. "Este desafio pode destrui-las. Não é retórica mas uma probabilidade real." "Se a esquerda e as forças sociais organizadas não forem capazes de enfrentar este desafio, se elas se apresentarem fracas e fragmentadas, serão varridas pela dinâmica das relações sociais, pelo crescente desespero e, provavelmente, pela emergência no seio da sociedade, das tendências mais reacionárias e agressivas. Se encontrarem formas de intervir e oferecerem uma perspectiva genuína que articule o descontentamento popular, então esta perigosa situação pode dar lugar a perspectivas de futuro para o país, para o movimento popular e, ainda, para as forças progressistas da Europa e do resto do mundo." Esta visão sombria de um intelectual de esquerda - Stathis Kouvelakis - contrasta com a expressão viva e confiante de um homem - Eduardo Galeano - que fez o pungente retrato das veias abertas na américa latina pelo capitalismo, agora contagiado pelas acampadas em que ele lê sinais de vida de um "outro" mundo que está na barriga deste "mundo de merda" dos banqueiros e burocratas. Fonte da imagem: http://www.thenewsignificance.com/2011/06/28/28-29-of-june-everybody-out-to-syntagma-square/

2 Comments:

At 9:34 PM, Blogger Jo said...

Gostei mt d ver o Galeano!
Que clareza de ideias :-) E importante as coisas que ele disse, sobre o dinheiro livre, os banqueiros... e os intelectuais!
Quanto a Grecia... haja esperanca!

 
At 11:24 PM, Blogger Fausto Simões said...

Syntagma revisitada: http://youtu.be/OAnGxynPxL4

 

Post a Comment

<< Home