Montessori
A exposição flúida e viva de Hertzberger, recheada de atraentes imagens verbais e visuais levou-me a acreditar na capacidade do método de Montessori para introduzir a criança numa sociedade aberta e participativa.
Por isso me surpreendeu a crítica de Jacques Ellul que, em "La Technique ou l´enjeu do siècle", citando uma declaração pública proferida por Maria Montessori na Unesco em 1949, a acusa de pretender inculcar na criança uma espécie de super-ego de cariz tecnocrático!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmyF7g6HVNkbbT5XB8_AgRRN31pGNrWBzDG97mH7jGiXABd3PfD-rr6MYoZbfo9JrLxtzxTjV5pZM5qlpRJWiIQg0uPPwWuJPJ7am_Dt0iz2ox7paH3wDZLsP7nSi-7dQt0Ft8EQ/s320/Montessori_Lenfant.jpg)
O método de Montessori combina razão e afeição e favorece a criatividade individual por via da experiência multissensorial do meio próximo, evidenciando um apertado controlo indirecto no desenho e na utilização de materiais e formas abstratas, simples e atraentes, em jogos didáticos que são postos à disposição da criança, tal como fora idealizado por Froebel.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjedBL-lVK1coW9mQmmG-LNv4YJdt0ljp8PtnzKGakte3MIvAcfTirUguccrtIvMxNFVZPCPKr42S1o6QggJB302W5-w9vwBTrgsnY0bPinKZVZ5sP7KQ809kl3EMZiWw-TbF_mpg/s400/Froebel_image_1.jpg)
Montessori seguia o que a ciência do seu tempo entendia ser a evolução psicofisiológica do ser humano, ao longo da sua vida e, particularmente na primeira infância.
A par da liberdade individual que o método cultiva, Maria Montessori insistia na transmissão valores, no desenvolvimento de uma consciência social desde tenra idade, seguindo o humanismo universalista que perfilhava.
Ellul via no discurso de Montessori um pendor tecnocrático, seguindo os fundados temores do seu tempo, assolado pelo nazismo e pelo estalinismo. Em contraposição, a dúvida que nos dias de hoje me fica a pairar, incide sobre a contribuição de métodos de educação centrados na liberdade para a propagação do individualismo, nas sociedades liberais em que se exalta a competição, contra a ideia de uma sociedade aberta e participativa.
Mas o ideário da Revolução Francesa não dissociava a liberdade da igualdade e não esquecia o cimento afectivo da "fraternidade". Um equilibrio de ideias e sentimentos que se me afigura patente na leitura de Montessori.
Fonte da imagem que mostra jogos didáticos de feição neoplástica, inspirados em Froebel :
http://www.eamonokane.com/playgrounds/
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