Reflexões Planetárias

Saturday, December 08, 2012

Mercado! Mercado!

Os mandarins e sacerdotes da economia de mercado estão a transformar este nosso mundo numa coisa sem graça e, pior do que isso, perigosa. Muito perigosa!
Crescimento económico! Crescimento económico! Todos, da direita à esquerda, clamam sem reservas pelo crescimento económico... que por cá se eclipsou em parte incerta.
A lógica da economia de mercado capitalista, que é a lógica do maior ganho de dinheiro pela inovação (François Perroux), puxa realmente pelo crescimento económico, para mais, desigual e ilimitado.
Desigual, pois que favorece a concentração do poder por via da competição mercantil, confronta-se com a resistência da sociedade. É hoje o pão nosso de cada dia... que vai faltando aos "menos aptos".
Ilimitado, pois que ignora as leis da termodinâmica, confronta-se com a progressiva escassez de recursos energético-materiais utilizáveis e acessíveis e com a rotura dos ecossistemas que induzem a desaceleração económica, a estagnação e mesmo o decrescimento (N. Georgescu-Roegen).
As consequências deste "darwinismo social" econocrático serão dramáticas, pois a conflitualidade social será cada vez maior, abusando a minoria possidente de todos os meios para conservar o poder adquirido, num ambiente planetário cada vez mais hostíl à vida em geral e à vida humana em especial.
Enganou-se Karl Polanyi nos anos quarenta do século passado, quando julgou estar a viver o fim da sociedade de mercado.
Não é essa a lógica que preside hoje à política europeia, remoçada ao longo dos últimos trinta anos? De uma Europa que, causticada pela máquina germânica, não conseguiu moderá-la na "Comunidade do Carvão e do Aço", nem por via do Mercado Comum por ela empalmado e que hoje domina a "União Europeia".
Aqui temos a "grande inversão" que denunciou Polanyi na "Grande Transformação": o mercado, com a banca à cabeça a mandar na sociedade! Na sociedade e pretensamente na natureza.
É o cúmulo da arrogância!
_____________________________________________________
Alguns artigos directamente relacionados: "O desafio do decrescimento"; Brincadeiras perigosas; O "ambiente" e o "mercado"; As ETNs contra os estados-nação; Crescimento, crescimento, crescimento; O imbróglio do crescimento económico; Moralizar o capitalismo; O mítico capitalismo; Liberalismo e neo-liberalismo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home