Noticias deste reino de Midas 37 anos depois do 25 de Abril
Respigo do Correio da Manhã de ontem duas notícias, entre tantas outras que vogam na deriva neo-liberal:
Primeira noticia: "No período que termina no dia 30 de Abril deste ano, o FMI estima obter um resultado operacional líquido de 328 milhões de direitos especiais de saque (equivalente a 524.8 milhões de dólares)."
Isto, "graças aos empréstimos concedidos aos países que atravessam graves dificuldades financeiras", nomeadamente a Grécia, a Irlanda e Portugal.
Comentário do jornal: "A crise de uns é o ganho de outros."
E um comentário de café a propósito: "Mas é O que empresta com menos juros!".
Pois. O que é este "O"?
O FMI, tal como o BCE e a Reserva Federal Norteamericana, não é um servico público nem uma instituição de solidariedade social. Defende os interesses dos seus constituintes, do grande negócio. E não nos iludamos com os "baixos juros", pois que com eles vêm condições de politica economica que abrem caminho a leoninas oportunidades de negócio, como a privatização de serviços públicos de cariz monopolistico ou estrutural. Assim tem acontecido com o FMI. Mudou agora com Strauss-Kahn?
Segunda notícia: Os serviços do fisco estão a mudar taxas do IVA. O INFARMED pretende que a água oxigenada passe da taxa reduzida de 6% para 23%, com o pretexto de que não a considera medicamento, tendo-lhe a retirado essa classificacao em 17 de Março passado. Desde 1987 que ela constava do Formulário Nacional de Medicamentos.
Mas, por exemplo, o Betadine consta, pois mantém o IVA de 6%... Como os campos de golfe poderão vir a ter, a bem do desporto!
A água oxigenada é uma solução de peróxido de hidrogénio desenvolvida no primeiro quartel do século passado para conter a infecção e a gangrena nas frentes de batalha. Durante a segunda guerra mundial, a redução no número de baixas e amputações foi grande, graças ao uso da água oxigenada (1).
A água oxigenada é um poderoso desinfectante com multiplas aplicações, fácil de utilizar e sem efeitos colaterais. É muito barato e pode-se comprar fora das farmácias.
Numa economia de mercado verdadeira os outros desinfectantes comerciais não concorreriam com ela.
O INFARMED está a falsear os mecanismos da livre concorrência que é invocada quando serve, mas esquecida quando não serve, neste caso, os poderosos interesses da Indústria Farmceutica.
(1)Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biochemistry/1828894-%C3%A1gua-oxigenada/#ixzz1KfTQm9Kn
0 Comments:
Post a Comment
<< Home