Reflexões Planetárias

Tuesday, April 26, 2011

O capitalismo e o crescimento economico

Fritjof Capra, seguindo Manuel Castells, considera que as três "fontes"' da produtividade e da competitividade, na fase actual do capitalismo, são a inovação, a geração e o processamento da informação e a sua estruturação em redes de fluxos financeiros.
Ora a lógica do maior ganho financeiro pela inovação está no código genético do capitalismo, tal como o define François Perroux.
Foi apenas o inovador progresso das novas tecnologias que extremou a financeirização reticular da economia à escala global, componente nevrálgica da globalização capitalista em curso.
Ora, a "financeirização da economia" desvia capital financeiro da economia para a especulação financeira, incluindo a imobiliária, em prejuízo do "crescimento sustentado" da economia. Os bancos deixaram de estar ao serviço da economia.
Portanto, a "financeirização da economia" contraria o que os fieis seguidores do capitalismo têm por princípio sacrossanto : a produtividade e, com ela, o crescimento económico.
Só há crescimento económico, e de que maneira, em países como a China, nos quais o capitalismo beneficia dos travões tradicionais persistentes que lhe são estranhos, mas também do conluio com um "forte" poder político consentâneo com a sua fria racionalidade tecnocrática.
O que com ele está a crescer em todo o mundo é a conflitualidade social e a crise ecológica.
Neste "crepúsculo dos deuses" com pés de barro que hoje vivemos, será descabido transpor para o capitalismo o que Nassim Taleb diz do que designo por "economicismo", depois de ter conhecido por dentro o mau uso da matemática pelos senhores de Wall Street e de ter antecipado os seus catastróficos resultados : "Economics is like a dead star that still seems to produce light, but you know it is dead"?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home