Reflexões Planetárias

Saturday, July 12, 2008

Henry Moore


Entendia Brancusi que "a simplicidade não é o fim implícito da arte, mas caminhamos para ela quando nos aproximamos da essência íntima das coisas". Maneira moderna de sentir, entender o mundo que Henry Moore levou bem longe!

A linguagem abstrata de Moore - linhas, volumes, espaços, superfícies envolventes - permite-lhe integrar sugestões múltiplas reforçando uma ideia essencial em formas de elegante simplicidade.

A pequena bola que, num jogo de alavancas, deslizou pelo plano inclinado até ao chão, sob a acção da gravidade, pode ser a semente que germina no vale; ou o pequeno mundo que nasce; ou a criança que brinca sob o olhar atento dos pais, envolvida no seu terno abraço, em sucessivas interpenetrações das tensas silhuetas espaciais, para quem se move à sua volta como a terra em volta do sol.


Neste jogo das formas, a ideia essencial que mais me toca nas obras de Henry Moore é a ideia, profundamente ecológica, plasmada no jogo de espelhos entre a Natureza da Maternidade e a Maternidade da Natureza.
De novo, a criança-semente que se aconchega no seio-vale da mãe-paisagem.


... E ainda mais me toca, quanto a horizontalidade ondulante das suas formas se encaixa na frondosa ondulação horizontal da paisagem que Moore bem conhecia!


É por esta ligacao essencial e não simplesmente pela escala que as obras de Moore pedem ar livre, o que pode ter experimentado quem passou o ano passado por Kew.
Duas "grandes" obras de arte , uma dentro da outra: Obras de Henry Moore nos "Kew Gardens".


A arte de um Rodin, nos Burgueses de Calais, na figura protuberante de Balzac ou no corpo esquálido de um velho, quasi nos leva a acreditar que a linguagem da vida só pode ser figurativa. Mas a arte de um Henry Moore diz-nos que também a abstração pode caminhar no sentido da vida e não, necessariamente, no sentido contrário em que progrediu o ramo mecanicista da ciência e da modernidade.
________________________________________
Fonte das imagens: Fotografias do autor deste blog

0 Comments:

Post a Comment

<< Home