Reflexões Planetárias

Wednesday, December 19, 2007

Insustentável leveza....

A leveza e a transparência são ainda hoje cultivadas na arquitectura moderna, como atributo de um espaço perspéctico, abstracto e fluído que o desenho assistido pelo computador veio enfatizar.


Metal Shutter Houses, Chelsea NY, desenhadas por Shigeru Ban

Este espaço, predominantemente visual, não passaria do desenho sem o engenho na resolução dos problemas técnicos que lhe são inerentes, em estruturas esbeltas com paredes delgadas muito envidraçadas: problemas de estabilidade e resistência dos materiais, de segurança e habitabilidade.

Aliás esses problemas técnicos não têm vindo a ser encarados como uma inconveniência mas, roçando o abuso, como uma oportunidade afirmativa ou, de modo pragmático, como uma oportunidade de negócio, juntando o beneficio particular ao crescimento económico.

Entretanto são cada vez mais públicas e notórias as implicações sociais e ambientais do abuso da técnica. Entre estas, avultam as alterações climáticas de origem antrópica.

A sua mitigação e, também a adaptação aos seus multiplos efeitos, requerem uma profunda mudança no nosso estilo de vida que, na arquitectura, põe em causa a "arte pela arte" e, portanto, a procura de leveza e transparência em qualquer parte, a todo o custo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home