Reflexões Planetárias

Thursday, June 07, 2012

O "Ambiente" e o "Mercado"

In devastation there is opportunity
Carlton Brown, commodities trader
"Os dados que recebemos não incluem nada sobre condições ambientais. Porque. até elas se tornarem numa mercadoria - uma commodity - ou serem negociadas, não têm nada a ver conosco. Não existem na nossa mente."
Esta paradigmática maneira de ver de um commodities trader, exposta sem rodeios por Carlton Brown aqui a páginas tantas (0:36:26), mostra como as preocupações ambientais não constavam dos mecanismos financeiros da economia de mercado.
Depois de vinte anos de esforços empreendidos pela sociedade civil desde a 1ª Conferência do Rio!
Mas será que a contabilização das externalidades poderá contribuir decisivamente para "salvar o planeta" na linha de uma "economia verde"?


O descaminho que está a levar o negócio das emissões parece confirmar o receios dos que não concebem que isso se consiga entregando o capuchinho vermelho aos ardis do lobo mau, isto é, subordinando aos ditames da economia de mercado as nossas relações com a "natureza" e não só a sociedade.

Vem ao caso perguntar: Que poderemos esperar da "Cimeira da Terra Rio+20" senão mais do mesmo?
É que, citando Joan Martinez-Alier and Joachim Spangenberg: "Unsustainable development is not a market failure to be fixed but a market system failure: expecting results from the market that it cannot deliver, like long-term thinking, environmental consciousness and social responsibility."
O desenvolvimento insustentável não é uma falha do mercado mas a falha dum sistema de mercado autoregulado que desrespeita a "sociedade" e o "ambiente". Existem outros sistemas! Sistemas que não se acorrentam a abstrações macroeconómicas e quantitativas. Nessoutro sentido estão hoje a ganhar popularidade no mercado ético, os bancos éticos, uma alternativa aos fraudulentos bancos convencionais que oferece ao cidadão comum a possibildade de entregar as suas economias, sabendo de antemão onde serão responsávelmente aplicadas. Iniciativas desta natureza - que conheço na vizinha Espanha mas não em Portugal - contribuem para realinharmos o mercado rumo ao desenvolvimento sustentável.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home