Reflexões Planetárias

Tuesday, April 26, 2011

Noticias deste reino de Midas 37 anos depois do 25 de Abril

Respigo do Correio da Manhã de ontem duas notícias, entre tantas outras que vogam na deriva neo-liberal:
Primeira noticia: "No período que termina no dia 30 de Abril deste ano, o FMI estima obter um resultado operacional líquido de 328 milhões de direitos especiais de saque (equivalente a 524.8 milhões de dólares)."
Isto, "graças aos empréstimos concedidos aos países que atravessam graves dificuldades financeiras", nomeadamente a Grécia, a Irlanda e Portugal.
Comentário do jornal: "A crise de uns é o ganho de outros."
E um comentário de café a propósito: "Mas é O que empresta com menos juros!".
Pois. O que é este "O"?
O FMI, tal como o BCE e a Reserva Federal Norteamericana, não é um servico público nem uma instituição de solidariedade social. Defende os interesses dos seus constituintes, do grande negócio. E não nos iludamos com os "baixos juros", pois que com eles vêm condições de politica economica que abrem caminho a leoninas oportunidades de negócio, como a privatização de serviços públicos de cariz monopolistico ou estrutural. Assim tem acontecido com o FMI. Mudou agora com Strauss-Kahn?
Segunda notícia: Os serviços do fisco estão a mudar taxas do IVA. O INFARMED pretende que a água oxigenada passe da taxa reduzida de 6% para 23%, com o pretexto de que não a considera medicamento, tendo-lhe a retirado essa classificacao em 17 de Março passado. Desde 1987 que ela constava do Formulário Nacional de Medicamentos.
Mas, por exemplo, o Betadine consta, pois mantém o IVA de 6%... Como os campos de golfe poderão vir a ter, a bem do desporto!
A água oxigenada é uma solução de peróxido de hidrogénio desenvolvida no primeiro quartel do século passado para conter a infecção e a gangrena nas frentes de batalha. Durante a segunda guerra mundial, a redução no número de baixas e amputações foi grande, graças ao uso da água oxigenada (1).
A água oxigenada é um poderoso desinfectante com multiplas aplicações, fácil de utilizar e sem efeitos colaterais. É muito barato e pode-se comprar fora das farmácias.
Numa economia de mercado verdadeira os outros desinfectantes comerciais não concorreriam com ela.
O INFARMED está a falsear os mecanismos da livre concorrência que é invocada quando serve, mas esquecida quando não serve, neste caso, os poderosos interesses da Indústria Farmceutica.

(1)Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biochemistry/1828894-%C3%A1gua-oxigenada/#ixzz1KfTQm9Kn

0 Comments:

Post a Comment

<< Home